A Germitasty é resultado da pandemia, pois nasce em plena crise, no verão de 2020, pelas mãos de Tiago Queirós e Maria Isabel, que durante os constantes confinamentos desenvolveram uma visão do Mundo mais consciente dos comportamentos, em total simbiose com a Natureza.
A descoberta de uma exploração de mirtilos, deixada ao abandono em Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, fez despertar um sentimento de responsabilidade para com a Natureza, num dever de recuperação das mais de 2700 árvores de fruto deixadas para trás.
O compromisso ambiental foi sempre a prioridade e a empresa optou pela distribuição do fruto em embalagens de cartão Kraft, um material biodegradável e com um impacto ambiental reduzido, sendo pioneira na conceção de novas soluções de embalamento para pequenas bagas, quando o plástico era a realidade.
Outro objetivo assumido foi a aproximação aos clientes, através da criação da loja online, que permitiu o acesso a mirtilo verdadeiramente fresco em Aveiro, com apanhas e entregas diárias.
Em 2021 a empresa estabeleceu parceria com pequenos produtores de Sever do Vouga, que através da Germitasty podem comercializar o seu fruto, para consumo direto ou para processar em produtos alternativos, como são o caso dos Doces e Compotas.
A iniciativa expandiu-se a outros produtores locais, como é o caso da Physalis, que resultou na parceria com a Physalina.
Atualmente a empresa apresenta-se como uma plataforma, que iça a sua bandeira sob a insígnia “Aveiro, true flavours brand“. A Germitasty dedica-se a apoiar os pequenos produtores locais, com apoio direto à comercialização do fruto, sob critérios rigorosos de qualidade.
Além disso, produz diversos artigos derivados desses processos, que oferecem soluções de grande qualidade a todos que queiram conhecer os “sabores de Aveiro”.